top of page

Fisiologia da Lactação

  • Foto do escritor: Bibi Bottenberg
    Bibi Bottenberg
  • 12 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Entenda como funciona o seu corpo e nunca mais duvide da sua capacidade de fazer o melhor e mais completo alimento do mundo!


Olá, estimada!


Neste texto, você irá aprender um pouco sobre a fisiologia da lactação! Vamos lá?


Precisamos diferenciar a produção de leite da ejeção, da saída do leite produzido. E tudo começa lá no hipotálamo, onde são produzidos dois dos três principais hormônios da lactação, e que são liberados pela hipófise, uma glândula localizada na base do nosso cérebro. Ela possui duas partes funcionais: a adeno-hipófise (hipófise anterior) e a neuro-hipófise (hipófise posterior). A liberação desses hormônios ocorre em resposta a um reflexo neuroendócrino - capacidade de regular a concentração de um hormônio no sangue através do sistema nervoso.


O hormônio PROLACTINA é o responsável pela produção do leite. Ele é liberado pela hipófise anterior. Quanto mais o bebê mama, mais picos a prolactina faz. Logo, mais potencializada será a sua produção - lembre-se que peito é fábrica, não estoque! Os maiores picos de prolactina ocorrem entre a 01 e às 05 horas da manhã.


Já a OXITOCINA é o hormônio responsável pela ejeção do leite. Sabe aqueles jatinhos que saem da mama durante a mamada? Então, reflexo de ejeção de leite causado pela liberação da ocitocina pela hipófise posterior. Não necessita de estímulo de sucção - trata-se de um reflexo condicionado. O bebê chorou? Reflexo acionado, mamas vazam. Dor, estresse, medo? Inibição temporária por conta da adrenalina.


Já o terceiro hormônio é o FIL. O FIL (feedback inhibitor of lactation) é um inibidor retroativo da amamentação. Este fator é um peptídeo que foi identificado no leite humano e no de outros mamíferos. Ele funciona assim: se o bebê mama muito, extrai o inibidor que está no leite e envia a mensagem de que precisa produzir mais leite. Se o bebê mama pouco, o inibidor permanece no peito e produz-se menos leite. É desta forma que o corpo equaliza a produção com a demanda, e isto pode levar até dois meses após o nascimento.


Parece meio complicado, mas é muito importante entender como tudo funciona. É baseado nessa fisiologia que a livre demanda é indicada, do motivo de dar de mamar à noite, do porquê de não ser uma boa ideia deixar o peito cheio, entre outros.


Tem alguma dúvida? Você pode me enviar um direct através do @bibibottenberg no Instagram - não deixe de me seguir por lá!




Um beijo, Bibi

 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.

© 2020 por BibiBottenberg

bottom of page