top of page

Não existe leite anterior e posterior

  • Foto do escritor: Bibi Bottenberg
    Bibi Bottenberg
  • 27 de ago. de 2021
  • 1 min de leitura

O que existe é leite, Estimada! Um único tipo!


Que o leite muda a sua composição durante a mamada, a gente sabe. Mas daí dizer que há dois tipos, o anterior e o posterior, é ir longe demais. Temos sim um leite mais rico em água e ele é, geralmente, ingerido pelo bebê no início da mamada. Quando há os reflexos de ejeção de leite, o leite desce em velocidade, desprendendo os glóbulos de gordura dos alvéolos mamários e dos ductos, tornando o leite com maior porcentagem de gordura.


Não há dois tipos de leite. Nunca existiu.


Pra você entender melhor, imagine ligar uma torneira de água quente, daquelas ligadas numa central de gás. Assim que você abre a torneira, a central liga. A água que estava nos canos, saí fria, não é? Mesmo com a central ligada, a água que estava nos canos saí em temperatura ambiente. E a medida que mais água passa pela central, a temperatura vai mudando, ficando mais quentinha a medida que vai saindo a água. A mudança da composição do nosso leite durante a mamada funciona mais ou menos assim.


Por isso que o tempo de mamada não é um aspecto que deva ser observado: nós precisamos olhar para os nossos bebês e verificar se, durante a mamada, ele alterna a sucção não-nutritiva com a nutritiva, que é a sucção que ocorre durante o reflexo de ejeção de leite.


Tem alguma dúvida? Você pode me enviar um direct através do @bibibottenberg no Instagram - não deixe de me seguir por lá!



Um beijo, Bibi

 
 
 

Comentários


© 2020 por BibiBottenberg

bottom of page